Por que preciso de Projeto Hidrossanitário?

Em toda construção ou reforma os projetos são essenciais, além do projeto arquitetônico temos os chamados projetos complementares, que são todos os projetos para viabilizar a construção e uso da edificação conforme previsto no arquitetônico, seja estrutural, elétrico, hidrossanitário, ar condicionado, gás, entre outros.

Neste post falaremos sobre o projeto hidrossanitário. Você sabe a importância e para que serve este projeto? Este projeto é elaborado seguindo normas da ABNT, companhia de saneamento (SANEPAR no caso do Paraná), legislação ambiental e outras legislações pertinentes. A seguir falaremos o que é, a sua importância e problemas que podem aparecer no seu imóvel na falta deste.

O que é?

O projeto é o documento que o empreiteiro ou construtora recebe para poder executar corretamente as instalações hidrossanitárias na obra. Na elaboração são feitos dimensionamentos normatizados para garantir um bom custo-benefício e segurança na construção e utilização da edificação, e pode ser dividido em dois projetos para uma explicação mais detalhada.

Projeto Hidráulico

Projeto e dimensionamento do uso de água potável da edificação, desde o recebimento da água no hidrômetro, reservatório e cada ponto de utilização. Dentro desta parte do projeto, além da água fria pode ainda conter sistema de aquecimento e água quente ou ainda reaproveitamento de águas pluviais.


Projeto Sanitário

Projeto e dimensionamento da coleta e destinação de águas poluídas da edificação, seja para a rede pública de esgoto, ou na inexistência desta, o projeto também deve conter a estação de tratamento na própria edificação.


Por que devo ter o projeto hidrossanitário?

O projeto elaborado para uma construção, evita erros durante a execução, consequentemente economia de tempo e dinheiro, além de proporcionar economia também em futuras reformas e manutenções, pois com o projeto sabe-se exatamente onde passam as tubulações, onde encontram-se registros, caixas de passagem, caixas de gordura e outros equipamentos. Lembrando também que para a obtenção do “Habite-se” na grande maioria das cidades, é exigida a vistoria da SANEPAR que só emite o laudo se as instalações estiverem executadas corretamente conforme NBR e normas da SANEPAR.

Problemas da Falta de Projeto

As principais causas de patologias referente a instalações hidrossanitárias, são decorrentes de falhas na elaboração de projetos e erros na execução, por isso a importância de um projeto elaborado por especialista. Cabe destacar alguns problemas comuns que podem ser evitados com um dimensionamento e projeto hidrossanitário:

    • Baixa Pressão ou vazão de água: O chuveiro elétrico pode não ligar, ou ter “pouca água”, pias e vasos sanitários que demoram muito para encher. Os aparelhos sanitários (pias, chuveiros, etc.) não funcionam corretamente, isso pode ser ocasionado por tubulação dimensionada incorretamente ou altura do reservatório insuficiente.
    • Vazamentos: Causado pela instalação inadequada das peças ou utilização de materiais de má qualidade. O que pode causar infiltrações, danos nos revestimentos e estruturas, e aparecimento de mofo na edificação.
    • Mal Cheiro e refluxo: Causado nas instalações sanitárias pela falta de ventilação, ou sua incorreta instalação e dimensionamento.
    • Obstruções e entupimentos: Pode ser causado pela inclinação incorreta da instalação sanitária, tendo em vista que esta instalação trabalha por gravidade, diferente da instalação hidráulica que trabalha por pressão.

O que está contido em um projeto completo?

    • Planta baixa da edificação, com as tubulações e pontos de utilização.
    • Cortes e Isométricos
    • Lista de Materiais
    • ART – Anotação de Responsabilidade Técnica
    • Detalhes tridimensionais, quando necessários

Vai Construir ou Reformar?

Agora você já sabe da importância do projeto hidrossanitário para a construção ou reforma e os problemas que podem ocorrer na falta deste.

Precisa de projeto hidrossanitário ou outros projetos complementares?Fale Conosco

Sigam nossas redes sociais, estamos sempre compartilhando informações e dicas que podem agregar no seu conhecimento ou obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *